segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Bússola de ouro













Terminei semana passada de ler a Bússola de ouro, do Philip Pulman, um livro que não me chamou atenção em primeiro momento, e que somente cativou-me depois do terceiro capitulo. Mas assim que senti o verdadeiro gosto do livro não consegui mais deixa-lo de lado. Esse livro é daqueles que busca através da fantasia debater um assunto polemico, no caso da Bússola de ouro, o poder da igreja.

E o mundo que Philip nos apresenta no primeiro livro, é dominada pela igreja, onde as leis são feitas em cima do ensinamento dela, e os homens poderosos são diretamente ligada á ela, e em meio a tudo isso fica a nossa heroina, uma garotinha loira que tem um importante papel nisto tudo. Ao decorer da história conseguia sentir tudo que Philip queria passar, a questão de dominação por meio de leis ridiculas, e pior, a forma como essa manipula a população e a usa para seu bem, para realizar aquilo que acham bom.



Lyra, a garotinha citada acima, sofre terrivelmente nesta aventura provocada por Philip, onde podemos, junto com ela, descobri verdades que antes ela nem suspeitava existir. Infelizmente para quem não gosta de ler, e pensa em alugar o filme para viver tudo isso, ira se decepcionar, pois no filme muitas coisas foram mascaradas, uma coisa ou outra foi colocada no filme, mas não com o mesmo impacto que no livro.

Agora estou lendo o segundo livro - A faca sutil - e quando finalizar ele darei minha opinião a essa historia, que até o momento segue o mesmo clima eletrizante que o primeiro.

Informações do Livro:

Sinopse:


Lyra Belacqua é uma garota de 12 anos que foi criada por catedráticos na tranquila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer misteriosamente, sequestradas por um grupo misterioso de pessoas chamadas popularmente de Gobllers.
Após conhecer a Sra. Coulter, uma importante e influente mulher, Lyra deixa a universidade para viver e aprender com ela, e parte com um objeto em suas mãos: o aletiômetro, antiguidade raríssima capaz de dizer a verdade. Mas, Lyra foge e inicia sua jornada nas terras gélidas do Polo Norte com os Gípcios, e acaba encontrando ursos de armadura, feiticeiras, aeróstatas, exploradores, e crianças capturadas para cortarem seus dimons.

Autor: Philip Pulman
Editora no Brasil: Objetiva
Ano de lançamento no Brasil: 1998
números de pagina: 417

Personagens principais



  • Lyra Belacqua
  • Sra. Coulter
  • Lorde Asriel
  • Iorek Byrnison
  • Serafina Pekkala -
  • Lee Scoresby
  • Roger Parslow
  • John Faa
  • Farder Coram

0 comentários: